Tecnologias Imersivas
na Educação

O termo “virtual” pode ser entendido de diferentes formas, como delineado por Lévy (1999). Em um sentido mais comum, é frequentemente associado à ausência de realidade tangível. No entanto, na perspectiva filosófica, “virtual” não se opõe ao “real”, mas sim ao “atual”, sendo ambos modos de realidade. Assim, o virtual é uma entidade desterritorializada que pode manifestar-se em diferentes momentos e locais, como uma palavra que evoca diferentes significados em contextos diversos.


No contexto das tecnologias imersivas, a Realidade Virtual (RV) busca criar uma ilusão sensorial de estar em outro ambiente, oferecendo uma experiência interativa que simula a presença física. Esta simulação é possibilitada pela interação sensório-motora do usuário com um ambiente tridimensional computadorizado. Na RV, as imagens apresentadas são frequentemente geradas em tempo real, adaptando-se às ações e posição do usuário, o que contribui para a sensação de imersão.
Além da RV, existe a Realidade Aumentada (RA), que sobrepõe elementos virtuais ao ambiente físico, permitindo interações entre ambos. Enquanto na RV busca-se uma imersão completa no ambiente virtual, na RA os elementos virtuais coexistem e interagem com o ambiente real. Essas tecnologias são classificadas em um continuum de virtualidade que varia desde o ambiente puramente físico até o ambiente totalmente virtual, com várias formas de interação mista entre eles.

Aspectos das Tecnologias
Digitais Imersivas
Presença
Refere-se à sensação de estar em um ambiente, seja ele real ou mediado por tecnologia. Existem diversas dimensões de presença, como pessoal, social e ambiental, cada uma relacionada à experiência do usuário em um ambiente simulado.�
Imersão
Refere-se à ação de submergir os sentidos do usuário em estímulos gerados por computador, como definido por Biocca (1995, p.57, tradução nossa) . Quanto mais o ambiente virtual cativa os sentidos e bloqueia estímulos do mundo físico, mais imersivo ele é considerado.
Presença
Refere-se à sensação de estar em um ambiente, seja ele real ou mediado por tecnologia. Existem diversas dimensões de presença, como pessoal, social e ambiental, cada uma relacionada à experiência do usuário em um ambiente simulado.�
Interatividade
É a capacidade de permitir a influência recíproca entre usuários e sistemas, enquanto interação é o diálogo ou influência entre pessoas ou coisas. A interatividade é impulsionada pelo estímulo e determinada pela estrutura tecnológica que permite aos usuários participar na alteração de um ambiente mediado em tempo real.
Mídia
Podem ser classificadas em dispositivos de entrada, que recebem comandos, e dispositivos de saída, que fornecem feedback. Dentre as mídias sensoriais para promover experiências, destacam-se as visuais, hápticas, auditivas e gustativas-olfativas.
Dispositivos Visuais

- Head Moounted Displays - (crédito: IGN África)
Dispositivos Auditivos

- Aúdio binaural - (crédito: Binaural Max )
Dispositivos Hápticos

- Exoesqueleto - (crédito: CanalTech)
Dispositivos Gustativos/Olfativos

- Aromas para RV - (crédito: Tecmundo)