TPACK
Technological pedagogical content knowledge

- TPACK - Fonte: Adaptado de Mishra e Koehler (2006)

- TPACK - Fonte: Adaptado de Tpack.org
�TPACK é a base para entender como usar uma determinada ferramenta tecnológica (TK) para ensinar um conceito específico (CK) de maneira eficaz (PK), (Mishra; Koehler, 2006).
É um conhecimento inerente ao educador que mescla todas as esferas, a partir disso, estabelece a sua estratégia de ensino. No entanto, para o docente poder articular essas esferas é necessário que ele tenha conhecimento em ambas.�Para que isso seja possível é necessário qualificar este docente no sentido de compreender o potencial dessas tecnologias na educação, mas, também, de que forma se apropriar disso com intencionalidade pedagógica.
“O TPACK representa uma classe de conhecimento que é central para o trabalho dos professores(as) com tecnologia. Este conhecimento normalmente não seria detido por especialistas tecnologicamente proficientes no assunto, ou por tecnólogos que sabem pouco do assunto ou de pedagogia, ou por professores(as) que sabem pouco desse assunto ou sobre tecnologia.’’ (Mishra e Koehler, 2006, p.1030).
O TPACK está dividido
em 5 fases
Conhecimento Tecnológico (TK)
Refere–se ao conhecimento sobre as�ferramentas e tecnologias disponíveis, incluindo como operá–las e integrá–las�eficazmente na prática pedagógica.
Conhecimento Pedagógico (PK)
Entende–se como o conhecimento sobre�práticas pedagógicas, pertinente�às questões de aprendizagem dos alunos (as), gerenciamento de sala de aula.
Conhecimento do Conteúdo (CK)
Refere–se ao conhecimento específico do�assunto que deve ser aprendido ou ensinado, incluindo conceitos, teorias, princípios e métodos e abordagem do conteúdo.�
Technological Knowledge (TCK)
Refere–se � integração do�conhecimento do conteúdo e tecnológico. Pressupõe–se que o docente já tenha o�conhecimento do conteúdo, no entanto, apenas saber a matéria não é um indicador�de sucesso no compartilhamento do conteúdo com os estudantes.
Technological Pedagogical (TPK)
Refere–se � apropriação do�uso das tecnologias por parte dos educadores.�Assim como apenas o professor saber o conteúdo não indica que os seus estudantes obterão uma aprendizagem significativa, apenas usar as tecnologias digitais também não são um indicativo de sucesso.